Início

sábado, 4 de setembro de 2010

A maior Marcha para Jesus do mundo

MARCHA PARA JESUS 2010




Mais de 5.000 milhões de pessoas, segundo os organizadores do evento, na maioria constituída de jovens, invadiu as ruas de São Paulo no dia 3 de junho, feriado de Corpus Christi, para participarem da 18ª Marcha para Jesus. Este ano, devido a Copa do Mundo, o verde e o amarelo foram as cores predominantes no local. Os jovens e os adolescentes eram os mais animados. A grande maioria tinham os rostos pintados, usavam camisetas com as cores da bandeira do Brasil, usavam perucas e cornetas, tudo isso caracterizando a irreverencia, uma das principais características inerentes a juventude de hoje.

Quando chegamos no incio da concentração na Estação Tucuruvi do metrô, havia uma multidão de pessoas. Fiquei observando a organização do evento, muitos jovens faziam corda de isolamento para que as pessoas não invadissem as ruas adjacentes. Fui falar com alguns e descobrir que todos ali estavam de livre e espontânea vontade, ou seja, eram todos voluntários.

Depois disso, fui seguindo a multidão, uma hora falando com um outra falando com outro para descobri o motivo de tanta animação. Seguimos em frente até chegar bem perto do trio onde se encontravam os lideres do evento, o Apostolo Estevam Hernandes e a Bispa Sônia Hernandes que atiravam montes de solas de sapatos de papel, onde os fieis colocavam os seus pedidos de oração em baixo dos seus pés para marchar.

Do meu lado um grupo de jovens estava eufórico, não resistir e fui ate la ver qual era o motivo de tanta agitação. Eles me disseram que era a primeira vez deles na marcha e que estavam achando o evento “animal”, não achavam palavras para descrever o que estavam sentindo, pois estavam emocionados com tudo.

O evento é organizado pela Igreja Renascer em Cristo, igreja a qual tem um grande apelo para os jovens como Leandro Santana que tem 17 anos, mora no bairro do Tatuapé e estava no evento pela primeira vez. Junto com um grupo de garotos e garotas praticamente da mesma idade que se diziam emocionados e maravilhados pelo evento. Ele acrescentou que os eventos religiosos de hoje são voltados para a sua idade, “mas a palavra de Deus é para todos”, fez questão de frisar. Muitas meninas com o rosto pintado de verde e amarelo, como foi dito anteriormente, algumas também com os cabelos tingidos com as cores da bandeira, formavam rodas, dançavam ao som das musicas que vinham dos trios elétricos mais próximos, os quais tocavam musicas que tinham uma batida ao ritmo do axé e do rap.

Fomos andando e conversando até a concentração do evento no Campo de Marte, na Zona Norte, estávamos falando sobre a marcha e como foi maravilhosa a passeata. Ele acrescentou que seria melhor se a Marcha para Jesus fosse mais de uma vez, pelo menos umas três vezes no ano.

Chegamos na concentração as 14h, onde já estavam um numero considerado de pessoas espalhada por todos os lados, enquanto que uma multidão ainda se encontrava pelo caminho. No palco algumas bandas gospel já se preparavam para começar o show. Não demorou muito e a primeira banda entrou animando os presentes.

As horas foram passando rapidamente e o numero de pessoas aumentava vertiginosamente, cantores gospel se apresentavam um em seguida do outro, a exemplo do cantor Cris Duran que levantou os jovens que estavam no evento. Ate o apresentador Raul Gil, acompanhado do seu filho Raulzinho, apareceram por lá e agradeceram a Jesus por terem assinado contrato com um novo canal de TV. O show foi até as 21h e uma multidão permaneceu no local até o ultimo grupo gospel se apresentar.

Foi incrível ver como os jovens estão participando de eventos dessa magnitude, em uma busca pela uma fé verdadeira. Um desavisado que chegasse ali, não acharia que se tratasse de um evento evangélico, mas sim de uma manifestação estudantil, pois era essa a sensação que, a principio, se percebia.
 
Marcelio Oliveira, jornalista e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário